"Quem sabe direito o que uma pessoa é? Antes sendo: julgamento é sempre defeituoso, porque o que a gente julga é o passado."

(Guimarães Rosa - Grande sertão: veredas)






quinta-feira, 22 de maio de 2014

Paranapiacaba - SP

     Fico impressionada com a quantidade de coisas que podemos aprender em passeios de apenas um dia!
     No dia 17 de maio aproveitamos para conhecer Paranapiacaba, distrito de Santo André, São Paulo, que surgiu como centro de controle e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway.
     Em tupi-guarani, Paranapiacaba significa "lugar de onde se vê o mar", mas, na verdade, quase não dá para ver nada por causa da névoa que encobre o local boa parte do dia.
     Podemos observar a influência da cultura inglesa na arquitetura do distrito. Inclusive, há uma réplica do Big Ben, famoso relógio londrino.
     Uma situação curiosa chamou nossa atenção em Paranapiacaba: neste dia acontecia uma convenção de bruxas no distrito. Segundo informações, o evento acontece todos os anos, desde 2003.
     Almoçamos num restaurante muito bom e barato chamado "Cantinho da Terra", e lá experimentamos o suco e a acachaça de cambuci, fruta típica da região. Em uma casa encontrei vários outros produtos feitos com cambuci. Experimentei uma trufa com recheio da fruta. Tudo muito saboroso!
     Como não poderia faltar, aqui estão algumas fotos do distrito:














Cachaça de cambuci:


Trufa de cambuci:


quarta-feira, 7 de maio de 2014

Parque Nacional do Itatiaia e Penedo - RJ

     No dia 1.º de maio visitamos a parte baixa do Parque Nacional do Itatiaia, em Itatiaia - RJ. O passeio foi maravilhoso e o dia estava lindo!
     Nossa primeira parada foi no Mirante do Último Adeus, com vista para a Mata Atlântica e o Rio Campo Belo.




     Chegamos de carro ao Complexo Maromba (altitude: 1.100 m). De lá, seguimos por trilhas curtas, porém cansativas, até as cachoeiras Itaporani, Véu de Noiva e Maromba. Uma mais linda do que a outra! Ficamos muito tempo contemplando essas maravilhas da natureza.


Itaporani:


Véu de Noiva:


Maromba:


     Almoçamos em Penedo, cidade muito charmosa, de colonização finlandesa, presente na arquitetura do lugar. Experimentamos o sorvete finlandês. Muito saboroso!




     É impressionante quantas coisas aprendemos em um passeio de apenas um dia! Adorei tudo! Quero voltar!