"Quem sabe direito o que uma pessoa é? Antes sendo: julgamento é sempre defeituoso, porque o que a gente julga é o passado."

(Guimarães Rosa - Grande sertão: veredas)






segunda-feira, 26 de abril de 2010

Para pensar...

Achei muito interessante o artigo de Gabriel de Andrade Junqueira Filho, "Está nascendo uma pedagogia da infância", publicado na revista Pátio - Educação Infantil - ano VII nº 21 - nov/dez 2.009. Este trecho, em especial, chamou minha atenção:

"As crianças continuam sendo crianças fora da escola, mas nem sempre têm respeitado o direito de viver a infância no decorrer da sua escolarização. A infância estende-se de 0 a 12 anos aproximadamente. Uma versão insistente, retrógrada e duradoura da escola é que a divide e separa, como também hierarquiza e estimula a disputa e o antagonismo entre profissionais desses dois níveis de escolaridade, com graves prejuízos para toda a sociedade. Por isso, e por conhecer a especificidade em relação ao desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças de 0 a 10 anos - para me deter na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental -, convido a todos para pensarmos juntos uma proposta curricular de continuidade educativa para as crianças de 0 a 10 anos - uma pedagogia da infância que articule a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental."

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