"Quem sabe direito o que uma pessoa é? Antes sendo: julgamento é sempre defeituoso, porque o que a gente julga é o passado."

(Guimarães Rosa - Grande sertão: veredas)






terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ilha Grande - Angra dos Reis

Ruínas do Lazareto



Essa ruína foi, originalmente, uma casa de fazenda. Em 1884, a fazenda foi comprada pelo Império e transformada em hospital de quarentena para imigrantes europeus, procedentes de países onde havia surto de doenças epidêmicas ou contagiosas, em especial, a cólera.
Funcionou de 1886 a 1913, tendo atendido mais de 4 mil embarcações. Foi desativado devido às mudanças na política de controle sanitário dos portos e aos avanços médicos. Em 1940, Getúlio Vargas transformou o Lazareto em uma prisão federal, que recebeu o nome de Colônia Penal Cândido Mendes. A colônia abrigou presos comuns até 1954, quando foi desativada.
Em 1963, os prédios foram demolidos por ordem do governador Carlos Lacerda.

A impressão que temos quando chegamos perto é de que iremos escutar vozes...

Depois dessa caminhada, procuramos um lugar para jantar. Durante o passeio, observamos que a maioria dos turistas eram estrangeiros.

Jantamos e fomos dormir, pois o destino do dia seguinte era a praia de Lopes Mendes, e precisávamos estar bem descansados para a longa caminhada.

Acordamos com o tempo chuvoso, mas não desistimos. Comprei uma capinha de chuva e partimos para a trilha.

A primeira trilha, que leva à praia de Palmas, foi a mais difícil. A chuva deixava a trilha escorregadia. Levei dois tombos... rs

Vista da trilha:



Quase 1h30 depois, chegamos à praia de Palmas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário