"Quem sabe direito o que uma pessoa é? Antes sendo: julgamento é sempre defeituoso, porque o que a gente julga é o passado."

(Guimarães Rosa - Grande sertão: veredas)






quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

LIVROS LIDOS EM 2010

Costumo estabelecer uma meta de leitura de pelo menos doze livros por ano. Sempre registro os títulos e autores nas últimas páginas de minhas agendas. Este ano registrarei no meu blog para que tenha acesso fácil a essas informações.

E os livros que li em 2010 foram:

A escrava Isaura – Bernardo Guimarães

Notas do subsolo – Dostoievski

A metamorfose/ O veredicto – Kafka

O Ateneu - Raul Pompéia

O código Da Vinci – Dan Brown

Amor de perdição – Camilo Castelo Branco

O Anticristo – Nietzsche

Terra dos homens – Antoine de Saint-Exupéry

Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll

Vidas secas – Graciliano Ramos

Como falar dos livros que não lemos? – Pierre Bayard

A conspiração franciscana – John Sack

Venenos de Deus, remédios do diabo – Mia Couto

O pagador de promessas – Dias Gomes

Morte e vida severina – João Cabral de Melo Neto

O último voo do flamingo – Mia Couto

Cada homem é uma raça – Mia Couto

Terra sonâmbula – Mia Couto

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Mensagem

Enfim, FÉRIAS!!!

Feliz Natal para todos!!!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Anedota búlgara - Carlos Drummond de Andrade

Era uma vez um czar naturalista
que caçava homens.
Quando lhe disseram que também se caçam
borboletas e andorinhas,
ficou muito espantado
e achou uma barbaridade.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

TOY STORY 3


Hoje assisti ao filme "Toy story 3" e achei emocionante porque me lembrei de coisas que mudaram muito em minha vida desde o primeiro filme. O fato do Andy ir para a faculdade me fez pensar que até para ele o tempo passou. Meu irmão cresceu junto com ele, eles tem quase a mesma idade. Me lembro que ele assistiu um milhão de vezes o primeiro filme. Até decorava as falas dos personagens. Ele foi ao cinema assistir o terceiro e ficou emocionado também.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

EU E MEU GATO - Rita Lee

Mas um dia desses
Eu vou fugir de casa
E não volto, e não volto

Vou bater as asas,
Só vou levar comigo
O retrato do meu gato

Companheiro dessa minha melancolia, oh...

E você me pede
Pra ter paciência
E juízo, e juízo

Mas o que eu gosto
É de andar na beira
Do abismo, abismo

Eu e meu gato,
Ele na cama,
Eu no telhado,
Ele sem as botas e eu sem grana.

ATIVIDADES DA CRECHE

Lembrancinhas de Natal


Máscaras do teatro




O objetivo deste blog, a princípio, era divulgar fotos e trocar informações sobre viagens.
Com o tempo, comecei a colocar trechos de livro e falar sobre filmes que gostei, já que o nome do blog é TUDO O QUE VIVO, e eu não vivo apenas de viagens (bem que gostaria).
Resolvi acrescentar um pouco mais de outra parte da minha vida, que é o meu trabalho na Educação Infantil. Sempre procuro e encontro sugestões de atividades em outros blogs, por isso resolvi colocar no meu algumas atividades que fizemos em nossa creche e que achei que seria interessante para outras professoras de Educação Infantil. Fiquem à vontade.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Acidente na Avenida Guilherme Cotching, em São Paulo, dia 11/ 12/ 2.010

"Na avenida Guilherme Cotching, um acidente deixou uma vítima fatal, no sentido centro, junto da avenida Nadir de Figueiredo. A via está bloqueada."

Foi apenas isso que eu encontrei na internet sobre o acidente que aconteceu sábado de manhã na avenida Guilherme Cotching, em São Paulo. Por volta de 8h20 da manhã estava passando por lá com minha colegas de curso. Nós vimos o corpo coberto no asfalto e a moto batida. A visão da cena nos deixou chocadas, mas mais chocante ainda foi um comentário feito por uma pessoa que também havia visto o corpo. "Vocês viram o 'presunto' na avenida?", como se não significasse nada, como se não fosse uma vida humana, cheia de sonhos e projetos, que se extinguia. É a banalização da vida, em que tudo é normal e ninguém se sensibiliza com mais nada.
Ao ver aquele corpo, eu pensei em todos os planos que se foram. Pensei na família daquela pessoa recebendo a notícia, tão próximo do Natal. A tristeza das pessoas naquele sábado ensolarado. Pensei, também, em como não somos nada. Numa fração de segundos, tudo se acaba.


Me lembrei do livro "O resto é silêncio", de Érico Veríssimo, em que uma moça se suicida e sete pessoas presenciam o acontecimento. A partir daí, o autor relata a reação de cada uma dessas pessoas diante do ocorrido.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O que é ensinado nas escolas não é neutro, mas sim carregado da ideologia dominante

Estou estudando uma disciplina no curso de Pedagogia chamada "Teorias Curriculares". Nela estou vendo como a escola contribui para a continuidade do sistema dominante.
Fala-se sobre um currículo oculto, presente nas escolas, que são aprendizados que não aparecem no currículo oficial, mas que estão implícitos. Esse currículo oculto contribui, e muito, para a manutenção da desigualdade social, pois reforça comportamentos de obediência e conformismo. Os alunos aprendem atitudes de subordinação, a serem bons e obedientes trabalhadores.
O que é ensinado nas escolas não é neutro, mas sim carregado da ideologia dominante.
É preciso tomar consciência desse currículo oculto, observar as mensagens subliminares ensinadas nas escolas. É preciso desocultá-lo, para que se torne menos eficaz.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

CLUBE DOS CINCO (The Breakfast Club)







Nesse final de semana assisti a um velho conhecido da Sessão da tarde: Clube dos cinco (The Breakfast Club). A história mostra um dia na vida de cinco adolescentes que, por terem se comportado mal na escola, ficam detidos um sábado inteiro e tendo que redigir um texto com mais de mil palavras sobre o que eles pensam sobre si mesmos. Apesar de muito diferentes, eles acabam se conhecendo melhor e dividindo seus dramas pessoais.

Além de gostar muito do filme, fiquei com aquela nostalgia depois que assisti. Lembrando de tudo que já foi e que não volta mais. As músicas lembravam minha infância. Saudades!!! Ainda mais depois que vi as fotos recentes dos atores do filme. O filme foi lançado em 1985. Pois é, o tempo passa para todos. 25 anos então...