"Quem sabe direito o que uma pessoa é? Antes sendo: julgamento é sempre defeituoso, porque o que a gente julga é o passado."

(Guimarães Rosa - Grande sertão: veredas)

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Recife/ Olinda/ Porto de Galinhas/ Itamaracá/ João Pessoa - julho 2013

Em julho de 2013 viajamos para Recife. Pela primeira vez ficamos hospedados no sistema Bed and Breakfast. Foi super legal e barato! O dono do apartamento, que ficava em Jaboatão dos Guararapes, era holandês e falava pouco português, mas conseguimos nos entender. Ele contou que costuma receber estrangeiros. Pouquíssimos brasileiros aparecem por lá. Uma pena, pois o preço compensa muito.
     O primeiro passeio que fizemos foi pelo centro histórico de Recife e depois para Olinda. Visitei a Embaixada dos Bonecos Gigantes e adorei!

Olinda é realmente linda! Sem palavras!

No dia seguinte partimos para Porto de Galinhas. O dia estava lindo, o que colaborou com o visual. Ao contrário das informações que recebi do meu pai, os preços por lá são normais.

No outro dia, seguimos em direção a Itamaracá. O tempo estava nublado, às vezes chovia. Achei que não poderíamos fazer o passeio, fiquei preocupada com a travessia, por ser uma ilha. Porém, existe uma ponte que liga a ilha ao continente, portanto, não tivemos problemas.
     Passamos pela bela Igarassu, cidade em que foram gravadas algumas cenas do filme "Lisbela e o prisioneiro". A cidade é uma graça e alguns moradores nos deram uma aula de história.

Itamaracá não impressionou muito. Também, depois de Porto de Galinhas, fica difícil se impressionar. O tempo nublado não ajudou muito. Ficamos mesmo impressionados com o Forte Orange, construído em 1631.

No penúltimo dia em Pernambuco fizemos o passeio mais esperado: João Pessoa. Foi um passeio maravilhoso! Nossa guia deve ser professora de História, porque contou de forma apaixonante a história do assassinato de João Pessoa e da bandeira do estado. Prestei tanta atenção que no final da excursão ganhei um chaveiro como lembrança por ter acertado as perguntas que ela fez na volta.
     João Pessoa é uma capital com quase a mesma população de São José dos Campos. Muito arborizada (inclusive carregava o título de mais arborizada do Brasil, perdendo agora para Goiânia). O centro histórico, totalmente revitalizado, nos deixou impressionados.
     Conhecemos o Farol do Cabo Branco, na Ponta do Seixas, ponto mais oriental do Brasil e o segundo mais próximo da África.

Depois fomos para a Praia do Jacaré, que na verdade é um rio, o rio Paraíba, e fica em Cabedelo. Lá todos os dias o saxofonista Jurandy do Sax sai de um dos bares em seu barco tocando o Bolero de Ravel durante o pôr do sol. Maravilhoso! Pena que começou a chover.

Sobre Recife e a praia de Boa Viagem, um comentário: quando escutamos a música La belle de jour, de Alceu Valença, imaginamos uma praia rústica, uma moça bonita caminhando, uma vida tranquila. Porém,  encontramos ao chegar lá uma orla totalmente urbanizada e uma cidade com todos os problemas de uma capital: trânsito caótico, desigualdades sociais etc.
     Enfim, o passeio foi maravilhoso! Fiquei encantada e senti que dessa vez eu realmente estava no Nordeste.

Como uma boa turista, não pude deixar de registrar a placa com o aviso sobre tubarões na praia de Boa Viagem - Recife

"Eu lembro da moça bonita/ Da praia de Boa Viagem..."
(La belle de jour - Alceu Valença)